A Associação de Paralisa Cerebral de São Miguel adquiriu uma câmara PC Eye, uma licença do software Grid3 e um computador portátil, aumentando assim as tecnologias disponíveis para serem trabalhadas com os seus clientes em contexto terapêutico, escolar e no quotidiano.
O PC Eye é uma câmara que permite aos utilizadores com limitações neuromotoras, o acesso ao computador através do olhar. Este equipamento destina-se essencialmente a pessoas que não conseguem utilizar os membros superiores ou com graves limitações neuromotoras permitindo acessibilidade ao computador através do olhar.
O Software Grid3 é um software específico para utilizadores com limitações neuromotoras, cognitivas ou de fala e que pode ser usado de forma complementar ao PC Eye.
Estes materiais foram adquiridos com o apoio da Fundação Altice Portugal, uma fundação que promove de forma única, em Portugal, as boas práticas da inclusão digital, de modo particular nos contextos escolar, profissional e social, disponibilizando um conjunto de produtos, serviços e soluções tecnológicas para pessoas com incapacidade.
Em 2019, a Fundação Altice lançou o Programa Inclui, que tem como objetivo tornar os dispositivos móveis e computadores acessíveis, tornar a comunicação acessível e melhorar as condições de vida e a autonomia das pessoas com incapacidade. O programa divide-se em três grandes áreas: 1. Serviços – Benefícios no custo das mensalidades dos serviços MEO, para pessoas com incapacidade; 2. Produtos – Benefícios no custo de produtos líderes de mercado que permitem a acessibilidade digital ao computador, telemóvel, tablet e à comunicação aumentativa. 3. Soluções – Soluções tecnológicas e serviços desenvolvidos por iniciativa da Fundação Altice e disponíveis gratuitamente a todos os que delas necessitem.
Saiba mais sobre o Programa Inclui aqui.
Um grande agradecimento à Fundação Altice Portugal!